Resumo do projeto
 
Início da Atividade: 04/04/2013
Nome do Serviço: Serviço de convivência e fortalecimento de vinculos para idosos.
Nome Fantasia: Centro de Convivência São João Calábria
 
Sua História
 
A Congregação das Irmãs Pobres Servas da Divina Providência no ano de 1976 instituí em Farroupilha a unidade chamada Casa Mater'Dei mantida pelo Instituto Maria Galbusera, que se caracteriza como uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, desenvolve atividades formativa a religiosas e a leigos, porém sempre esteve ligada a atividades sociais. Por alguns anos a entidade, se aproximou da Assistência Social, através da cedência de espaço físico para realização de oficinas a grupos vinculados a Assistência Social do município, motivação esta que levou a constituir um serviço próprio de assistência social.
 
Que projeto é este?
 
No ano de 2013, implantou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, denominado Centro de Convivência São João Calábria, este trabalho é desenvolvido para pessoas idosas da comunidade em situação de vulnerabilidade social e pelo ciclo de vida que as pessoas se encontram no momento de suas vidas. Trata-se de um espaço de conquista e efetivação dos direitos da pessoa idosa, da promoção da convivência e ampliação da circulação social, sendo muito importante e necessário para o idoso, não ficar muitas vezes excluído do convívio social.
 
O Centro de Convivência São João Calábria é um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, que dá oportunidade à participação do idoso na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo. 
 
Como Funciona
 
O Centro de Convivência São Joao Calábria, oferece capacidade operacional para atender 50 usuários, o serviço funciona no turno da tarde das 13h às 17h, com atividades coletivas e individuais três vezes por semana, e atendimento direto ao usuário e sua família, respeitando o horário estabelecido.
 
Os encontros com grupo de idosos são situações de convivência para diálogos e fazeres objetivando um espaço capaz de promover: acolhida; escuta; processos de valorização/reconhecimento; produção coletiva; exercício de escolhas; experiências de escolhas e decisões coletivas; aprendizado e ensino de forma igualitária; reconhecimento e nomeação das emoções nas situações vividas; reconhecimento e admiração da diferença. Diversas atividades são promovidas, tais como: oficinas diversas, ginástica, artesanato, teatro, jogos de cartas, passeios, palestras, encontros, entre outros.  
 
A quem se destina
 
Pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, decorrente da conjuntura social e econômica, do isolamento social devido o contexto familiar e do próprio ciclo de vida, advindo de demanda espontânea e encaminhamentos da rede socioassistencial.