Unidades

Sobre Instituto Maria Galbusera

Instituto Maria Galbusera fundado em 02 de agosto de 1976 é uma associação civil de direito privado, de caráter beneficente, educativo, cultural, sem fins lucrativos. 
O Instituto tem por finalidade preponderante a atuação na área de Educação; prestando serviço também na área de assistência social, Esporte e Lazer a seguimentos específicos: crianças, adolescentes, adultos, mulheres, idosos e famílias. 
 
Área de Atuação Público Alvo Tipo de Empreendedor Contato
  • Escola de educação Infantil
  • Creches
  • Centros de atendimento para crianças 
  • Adolescentes e jovens 
  • Idosos 
  • Assistência social 
Infância e Adolescência
Juventude
Idosos
Mulheres
Comunidades Paroquiais
Pessoa Jurídica sem Fins Lucrativos
Estrada Aracaju, 453 - Vila Nova Vila Nova 
Porto Alegre - RS / Brasil
 
Telefone
(51) 3249-1444
 
E-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Como faço para ajudar o(a) INSTITUTO MARIA GALBUSERA?

Para ajudar a instituição, entre em contato pelo telefone 51-32491444, e marque uma vista com o responsável.
 Todas as instituições gostam de ser visitadas, desde que se tenha o cuidado de marcar antes a visita.
 

Como fazer doações de objetos para o(a) INSTITUTO MARIA GALBUSERA?

O ideal é verificar com a instituição, pelo telefone 51-32491444, quais as necessidades atuais de doação (caso a lista não esteja disponível nesta página). Para doações de objetos entregar os objetos normalmente não é necessário marcar hora. Geralmente as instituições não buscam doações na casa dos doadores, sendo necessário entregar direto na instituição.
 

Como fazer doações em dinheiro?

Muitas instiuições dispõe em seu site informações sobre doações em dinheiro, informando o banco, agencia e conta para depósito. Caso a instituição não tenha site, ou informações bancárias não estejam disponíveis no site da instituição, entre em contato com a instituição, pelo telefone 51-32491444 e verifique como fazer doações em dinheiro.Você poderá fazer uma doação única, ou se transformar em um doador constante, doando mensalmente, por exemplo.
 

Como fazer trabalho voluntário no(na) INSTITUTO MARIA GALBUSERA?

O ideal é verificar com a instituição, pelo telefone 51-32491444, quais as necessidades atuais de trabalho voluntário (caso a lista não esteja disponível nesta página).
 
 
 AS FILIAIS DO INSTITUTO MARIA GALBUSERA  e mantém sob direta responsabilidade, assumindo todo e qualquer compromisso a eles relacionados são: 
 

Escola de tempo Integral mãe da Providência

ESCOLADE TEMPO INTEGRAL MÃE DA PROVIDENCIA
 

Em fevereiro de 2002, as primeiras Irmãs chegaram a Feira de Santana/BA no Bairro Mangabeira, localizado na região periférica da cidade. Através do diagnóstico da realidade local, as Irmãs identificaram diversos problemas sociais, tais como: famílias fragilizadas, ausência de renda fixa, desemprego, falta de moradia própria, evasão escolar, precarização da saúde, trabalho infantil, violência urbana, exploração sexual, drogadição...

 

Sendo assim, em 2005, iniciou-e a construção do prédio onde passou a funcionar o Centro Social Mãe da Providência - CSMP, inaugurado em 16 de fevereiro de 2006. A construção foi possível por meio da ajuda da Fundação Dr. Marcelo Cãndia com sede em Milão/Itália.

Os serviços ofertados têm como publico alvo famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com crianças e adolescentes oriundas do seu território de abrangência. O serviço social do CSMP, acompanha as famílias das crianças e de sua área por meio de visitas domiciliares, atendimentos individuais e coletivos, encaminhamento para a rede publica, oficinas de inclusão produtiva onde os valores e a sociabilidade são primordiais.

No Centro Social Mãe da Providência funciona a Escola de Tempo Integral Mãe da Providencia que atende 146 crianças. Pela manhã, as crianças freqüentam a escola regular do 1º ao 5º ano e no período vespertino elas participam de atividades pautadas em experiências lúdicas, interativas, de socialização.

O CSMP, conta com varias parcerias de grande importância, tais como a Prefeitura Municipal de Feira de Santana - PMFSA, o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes - FMDCA, o Serviço Social do Comércio ? Mesa Brasil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDESO, o Programa de Aquisição de Alimentos ? PAA, assim como doações do comércio local de pessoas físicas e jurídicas.

Dentre as pessoas físicas contamos com amigos do Centro que fazem parte ou não de grupos e movimentos da comunidade. Contamos com a pareceria dos voluntários da área de saúde: neuropediatra, ortopedista pediatra, fonoaudióloga e psicóloga. Tais serviços são ofertados de forma continuada para as crianças e para as famílias que são acompanhadas pelo Centro, identificando a necessidade e auxiliando no desenvolvimento biopsicossocial.

As diversas parecerias contribuem na melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes que são atendidas diariamente, assim como suas famílias. Aquelas mais vulneráveis foram beneficiadas por meio de benefícios eventuais na modalidade de cestas básicas, auxílios passagens...

O CSMP está localizado na Rua Barra dos Bandeirantes, 890 no Bairro Mangabeira da cidade de Feira de Santana/BA. É inscrito no CNPJ 89.274.435/0007-23.

Horario de funcionamento: 07:45 às 17 hs.

e-mail da escola: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

e-mail do serviço social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

telefone para contato: (75) 3224.6152 ou (75) 3224.2144 
 

E.E.I.Casa Nazaré

E.E.I.Casa Nazaré - Porto Alegre - RS 
CNPJ 89.274.435/0004-80
Estrada ARACAJÚ, 453
91740-320-PORTO- ALEGRE-RS
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
A Escola de Educação Infantil Casa Nazaré, conta com parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre , é mantida pelo Instituto Maria Galbusera das Irmãs Pobres Servas da Divina Providência, Congregação fundada por São João Calábria em Verona, Itália em 1910. A inspiração inicial ocorreu no tempo de pós-guerra na Europa. O Instituto nasceu oficialmente no Brasil no dia 02 de agosto de 1976. Recebeu o nome de uma das primeiras Irmãs da Congregação. A comunidade religiosa, durante 10 anos manteve um abrigo para meninas em regime de casa-lar, mediante convênio com a FASC/POA. Em dezembro de 2005, por motivos internos e decisão do Conselho Deliberativo Provincial, foi solicitado o fechamento da mesma, e o espaço ficou aguardando a realização de um novo projeto de acordo com a demanda comunitária. 
 
Paralelamente a Congregação atuou, juntamente com o Grupo Caridade (senhoras leigas da comunidade que se dedicam ao voluntariado), juntamente com a Casa de Orientação Vocacional e com o Centro Educacional Profissionalizante São João Calábria, na colaboração de recursos financeiros, técnicos e espaços físicos. Desta Obra Social, nasceu o "Projeto Vale Aracaju". Em 2003, intensificou-se a atuação de modo mais organizado e sistemático no atendimento as crianças de 00 a 06 anos e suas mães. O trabalho realizado com as crianças era principalmente com cuidados referentes à higiene, alimentação e recreação. As mães manifestaram o desejo de que seus filhos pudessem ser assistidos semanalmente e de formal integral. Com este apelo sentiu-se a necessidade de ampliar e qualificar o atendimento às crianças. No ano de 2008 foi aprovada, no Orçamento Participativo da cidade, a criação da escola, a qual se conveniou à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação no mês de Fevereiro de 2009. No ano de 2009, a Escola passa a atender 38 crianças de segunda a sexta-feira em regime de turno integral, divididas em 3 turmas. Em 2011 a Escola passa por reformas objetivando qualificar o atendimento e aumentar o número de crianças atendidas. A Escola passa a atender 74 alunos divididos em 5 turmas. Os educadores passam a contar com brinquedoteca, sala do conto, sala de informática, sala de vídeo e sala de dança. Além, destes espaços as educadoras passam a contar com o apoio psicológico e nutricional nas atividades. Nos anos de 2015 a 2017 as atividades continuaram sendo realizadas na mesma modalidade. Neste ano, 2018, estamos atendendo 74 crianças, provenientes dos bairros de nosso entorno.

Instituto Maria Galbusera

CNPJ 89.274.435/0001-38
RUA ARACAJÚ ,453
91740-320-PORTO- ALEGRE-RS
 
O Instituto Maria Galbusera visando desenvolver através do SAF -Serviço de Atendimento às Famílias, idealizou o Projeto Família para compor no território de abrangência do CRAS Centro Sul, ações e serviços de proteção social básica socioassistencial, conforme as diretrizes e princípios das ações do Sistema Único da Assistência Social- SUAS;
O Projeto Família ? SAF exerce suas atividades desde março/2013, realizando ações que visam a potencialização das famílias acompanhadas através de ações continuas, com comprometimento social visando atingir diferentes campos de atuação no  território.
É uma ação aplicada através de oficinas de artesanatos para adolescentes, jovens e adultos. Promovendo assim a pessoa a descobrir seus dons, aprendendo a conviver com outras pessoas e promovendo a auto sustentabilidade.
Com objetivo de prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade sociais vivenciadas e reprimidas; E fortalecer a função protetiva da família, contribuindo para melhoria da sua qualidade de vida; possibilitando novos valores agregados ao conhecimento e informações.

Centro De Convivência São João Calábria

Resumo do projeto
 
Início da Atividade: 04/04/2013
Nome do Serviço: Serviço de convivência e fortalecimento de vinculos para idosos.
Nome Fantasia: Centro de Convivência São João Calábria
 
Sua História
 
A Congregação das Irmãs Pobres Servas da Divina Providência no ano de 1976 instituí em Farroupilha a unidade chamada Casa Mater'Dei mantida pelo Instituto Maria Galbusera, que se caracteriza como uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, desenvolve atividades formativa a religiosas e a leigos, porém sempre esteve ligada a atividades sociais. Por alguns anos a entidade, se aproximou da Assistência Social, através da cedência de espaço físico para realização de oficinas a grupos vinculados a Assistência Social do município, motivação esta que levou a constituir um serviço próprio de assistência social.
 
Que projeto é este?
 
No ano de 2013, implantou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, denominado Centro de Convivência São João Calábria, este trabalho é desenvolvido para pessoas idosas da comunidade em situação de vulnerabilidade social e pelo ciclo de vida que as pessoas se encontram no momento de suas vidas. Trata-se de um espaço de conquista e efetivação dos direitos da pessoa idosa, da promoção da convivência e ampliação da circulação social, sendo muito importante e necessário para o idoso, não ficar muitas vezes excluído do convívio social.
 
O Centro de Convivência São João Calábria é um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, que dá oportunidade à participação do idoso na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo. 
 
Como Funciona
 
O Centro de Convivência São Joao Calábria, oferece capacidade operacional para atender 50 usuários, o serviço funciona no turno da tarde das 13h às 17h, com atividades coletivas e individuais três vezes por semana, e atendimento direto ao usuário e sua família, respeitando o horário estabelecido.
 
Os encontros com grupo de idosos são situações de convivência para diálogos e fazeres objetivando um espaço capaz de promover: acolhida; escuta; processos de valorização/reconhecimento; produção coletiva; exercício de escolhas; experiências de escolhas e decisões coletivas; aprendizado e ensino de forma igualitária; reconhecimento e nomeação das emoções nas situações vividas; reconhecimento e admiração da diferença. Diversas atividades são promovidas, tais como: oficinas diversas, ginástica, artesanato, teatro, jogos de cartas, passeios, palestras, encontros, entre outros.  
 
A quem se destina
 
Pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, decorrente da conjuntura social e econômica, do isolamento social devido o contexto familiar e do próprio ciclo de vida, advindo de demanda espontânea e encaminhamentos da rede socioassistencial.