Espiritualidade calabriana

A espiritualidade calabriana está enraizada e alicerçada constitucionalmente,a partir da inspiração bíblica: "Buscai,em primeiro lugar,o reino de Deus e a sua justiça,e o resto vos será dado por acréscimo"(Mt 6,33).
O respirar da Obra calabriana,é o Evangelho de Jesus Cristo e o seu DNA,a preferência pelos pobres mais abandonados. A nossa regra absoluta e fundamental é a pessoa de Jesus Cristo. A sua característica,haurida do Evangelho,é ser aquela de "antes de tudo considerarmo-nos irmãos e como tais amar-nos reciprocamente um ao outro e ajudar-se especialmente na vida espiritual"(Constituições,15). 
É na observância e vivência radical ao Evangelho,que brota no coração de Calábria o nosso carisma,que é todo específico,como: "avivar no mundo a fé em Deus,Pai de todos os homens,através do abandono total na sua Divina Providência,intensamente vivido e claramente testemunhado em todos os acontecimentos pessoais e comunitários e nos eventos históricos do mundo"(Constituições,5). A partir do dito acima e com base no documento "Cartas aos Religiosos",traduzindo de um modo um pouco mais abrangente,descreve-se nos tópicos abaixo.